NO PRIMEIRO BIMESTRE NAS AULAS DE DIVERSIDADE, PESQUISAMOS SOBRE A CULTURA INDÍGENA COM OS ALUNOS DO PRÉ I AO 5º ANO.
NOSSO OBJETIVO FOI ABORDAR A CULTURA INDÍGENA, SUA INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO. PARA TANTO, PESQUISAMOS DUA MÚSICA, INSTRUMENTOS MUSICAIS, HISTÓRIAS E CONTOS INDÍGENAS, JOGOS E BRINCADEIRAS, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NAS ALDEIAS, A RELAÇÃO COM A NATUREZA, FABRICAÇÃO DO ARTESANATO, CULINÁRIA, HÁBITOS E COSTUMES, RITUAIS RELIGIOSOS, TERRAS DEMARCADAS E NÃO DEMARCADAS, ELENCANDO CADA CONTEÚDO DE ACORDO COM A PROPOSTA DO CURRÍCULO PARA A DIVERSIDADE .
COM OS ALUNOS REALIZAMOS AS BRINCADEIRAS DE "ARRANCAR MANDIOCA" E "MAMÃE GALINHA E O GATO" QUE VISUALIZARAM NUM VÍDEO PRODUZIDO PELOS JOVENS INDÍGENAS GUARANIS DA ALDEIA PIRAÍ EM SANTA CATARINA.
CONFECCIONAMOS COLARES E PULSEIRAS DE MACARRÃO PARA SIMULAR O ARTESANATO INDÍGENA, PRODUZIMOS CHOCALHOS.
TIVEMOS A EXPOSIÇÃO DE UM PAI DE ALUNO, O PROFESSOR JULIO, RELATANDO SUA EXPERIÊNCIA COM OS INDÍGENAS DAS ALDEIAS KARITIANA E KARIPUNA EM RONDÔNIA AOS ALUNOS DO 3º E 2º ANO. A PARTIR DESTA EXPOSIÇÃO OS ALUNOS PRODUZIRAM UM TEXTO NA AULA DE TECNOLOGIAS, RELATANDO SUAS APRENDIZAGENS.
PARA ENCERRAR O TRABALHO DESSE BIMESTRE, REALIZAMOS A EXPOSIÇÃO SOBRE O TEMA CULTURA INDÍGENA, E OS ALUNOS TIVERAM COMO LANCHE BOLO DE MILHO E CANJICA.
|
DESENHOS DOS ALUNOS ACERCA DO TEMA ABORDADO |
|
TEXTOS ELABORADOS NA AULA DE TECNOLOGIAS COM OS ALUNOS DO 3º ANO |
|
EXPOSIÇÃO DO PROFESSOR JULIO AOS ALUNOS DO 2º E 3º ANO |
|
CONFECÇÃO DE COLARES DE MACARRÃO |
|
BRINCADEIRA INDÍGENA - ARRANCAR MANDIOCA |
|
CONFECÇÃO DE COLARES E PULSEIRAS |
|
COLARES E PULSEIRAS DE MACARRÃO |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Selecione a opção Nome/URL, preencha seu nome e sua turma!